Vem saber a importância para as empresas.
Em um mundo cada vez mais consciente e interconectado, possuir práticas sustentáveis no seu dia a dia virou o “must-have” para brilhar e se destacar nessa competição acirrada que conhecemos como mercado empresarial. O termo ESG (Environmental, social and Governance), que pode ser traduzido como meio-ambiente, social e governança, virou como o GPS ético para as empresas que querem conduzir suas atividades de maneira ética e sustentável. Hoje vamos mergulhar de cabeça no “S”, que representa as questões sociais.
Vem com a gente entender como o lado social pode transformar o seu negócio, e mais do que isso, como a Lever4 consegue te ajudar nessa missão. .
E o que significa a sigla “S”?
Se a gente estivesse montando uma banda, o “S” seria o vocalista, aquele que está em contato direto com o público, se conectando com todos a todo momento. Isso porque o “S” em ESG vem de social, representando a relação que a empresa estabelece com as pessoas em seu entorno, sejam elas funcionárias, clientes, fornecedores ou a sociedade em geral. Além do ambiente interno da empresa, o social em questão impacta o ecossistema em que a empresa está inserida. Ou seja, não é só quem tá no show que escuta sua voz, mas todos os seus vizinhos também.
É melhor a gente saber cantar, então, né?
O próprio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) destaca práticas sociais fundamentais, enriquecendo a compreensão do “S” no ESG:
- Aderência aos direitos trabalhistas
- Aderir aos direitos trabalhistas é o mínimo para a construção de qualquer empresa. Aqui é ir além das leis, garantir contratos transparentes e oportunidades brilhantes para todos.
- Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Preservar a integridade dos funcionários, promovendo uma cultura de bem-estar que contribui para a produtividade e retenção de talentos.
- Apoio à diversidade e inclusão;
- Reconhecer a importância da diversidade como impulsionadora de inovação e sucesso organizacional.
- Posicionamento da empresa em causas e projetos sociais;
- Demonstrar compromisso social através do apoio a causas relevantes, fortalecendo a reputação da empresa e gerando impacto positivo nas comunidades.
- Atuação com a comunidade.
- Estender o compromisso social além das obrigações legais, identificando oportunidades para contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Em resumo, o “S” no ESG é um compromisso com a criação de valor social, promovendo práticas éticas e sustentáveis que beneficiam não apenas a empresa, mas toda a sociedade. A Lever4 é criada justamente com essa missão, com o objetivo de democratizar o outplacement, a Lever4 é pioneira no mercado sendo um grande aliado das empresas visando melhorar a relação com seus colaboradores até mesmo no fim da jornada, proporcionando um desligamento humanizado e com diversos caminhos de recolocação. Isso é uma prática voltada para o social das práticas ESG.
Quer conhecer mais sobre a Lever4? Pode conferir aqui!
A importância do “S” e como implementá-lo na sua empresa
Muitas vezes a gente acaba se confundindo e acha que o ESG nasceu apenas com o propósito de deixar as empresas e o meio corporativo mais humano e sustentável, Por mais que esse seja de fato algo muito importante e teve muito peso na criação do ESG, a iniciativa também possui um cunho econômico. Foi visto que para se considerar investimentos de longo prazo, questões como mudanças climáticas, riscos sociopolíticos, etc, entram em cena. Dessa forma, mais do que uma “bondade”, o ESG é uma necessidade.
E como posso implementar esse social na empresa? Bom, é claro que muito é sobre a cultura da empresa, e mudá-la não acontece de um dia para o outro. Porém, aqui alguns passos para se considerar na implementação de uma consciência empresarial voltada para o ESG:
- Avaliação e Comprometimento da Alta Direção:
- Realize uma análise detalhada das práticas sociais atuais da empresa. Percebendo o que já se tem, e o que precisa aprimorar.
- Desenvolvimento de Políticas Claras:
- Formule políticas específicas que abordem aderência aos direitos trabalhistas, valorização da saúde e segurança, apoio à diversidade e inclusão, posicionamento em causas sociais e atuação com a comunidade.
- Comunicação Interna Transparente:
- Comunique claramente as novas políticas aos colaboradores, garantindo que compreendam os objetivos e as expectativas.
- Treinamento e Conscientização:
- Implemente programas de treinamento que eduquem os funcionários sobre os direitos trabalhistas, práticas seguras no ambiente de trabalho e a importância da diversidade e inclusão.
- Incentivo à Participação em Projetos Sociais:
- Estimule a participação dos colaboradores em projetos sociais e causas comunitárias.
- Crie iniciativas internas, como programas de voluntariado, para envolver ativamente a equipe nas práticas sociais da empresa.
- Monitoramento e Avaliação Contínua:
- Implemente sistemas de monitoramento para avaliar regularmente o impacto das práticas sociais na empresa e na comunidade.
- Reconhecimento e Celebração de Conquistas:
- Reconheça e celebre os sucessos alcançados em termos de práticas sociais responsáveis.
Dessa forma, sua empresa estará dando os primeiros passos em direção à uma empresa mais socialmente responsável, criando uma cultura forte e diferenciada no mercado.
Quer aprimorar um social melhor, chama a Lever4 e coloque sua empresa em outro patamar!
Seja a voz que dita o tom no mercado, trabalhe seu social. Entre em contato com nosso time.